A supremacia quântica é o ponto a partir do qual os processadores quânticos superam definitivamente os processadores eletrônicos clássicos, solucionando problemas que seriam impossíveis de solucionar com a tecnologia baseada na eletrônica em um período de tempo razoável. No ano passado, o Google afirmou ter atingido a supremacia quântica com seu processador Sycamore, mas o resultado foi rapidamente contestado por diversas equipes. A IBM, por exemplo, respondeu que seus supercomputadores clássicos poderiam executar algoritmos comuns para fazer os mesmos cálculos em 2,5 dias, o que questiona a vantagem quântica.
Já a nova demonstração fez algo que supera tão de longe os computadores clássicos que parece não deixar margem a dúvidas. O processador quântico chinês, batizado de Jiuzhang, executou cálculos que seriam “impossíveis” de serem realizados por um supercomputador em um tempo razoável. Crédito: Everyeye.it

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China afirmou ter atingido a supremacia quântica — ou seja, construído uma máquina que, por meio de processos quânticos, é capaz de resolver uma tarefa de modo extremamente mais rápido do que um supercomputador tradicional.

A máquina, chamada Jiuzhang, completou em minutos cálculos que levariam mais de 2 bilhões de anos se fosse usado o terceiro supercomputador mais poderoso do mundo, o chinês Sunway TaihuLight.

O sistema quântico da Jiuzhang manipula fótons, partículas elementares de luz, usando lasers e espelhos.  Em um computador tradicional, um bit pode representar apenas um estado de informação por vez, 0 ou 1. Um bit quântico (também chamado de qubit), por sua vez, pode representar ambos os estados simultaneamente — desse modo, a quantidade de informação que pode ser armazenada cresce exponencialmente.

A pesquisa, publicada na revista científica Science, foi liderada por Jian-Wei Pan, o principal autor do estudo.

Fonte: Edilson Salgueiro Júnior/Revista Oeste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s