Nos últimos anos, a confiança da própria população chinesa na indústria da vacina do país foi minada por casos de ineficácia dos soros, e até de corrupção. Grandes farmacêuticas como a CanSino Biologics, Instituto Wuhan e a própria Sinovac Biotech estão em um processo de ‘reconquista’ dos créditos com a sociedade chinesa. Dois anos atrás, foi revelado que o Instituto Wuhan havia aplicado vacinas ineficazes para tétano e difteria em milhões de bebês ao redor da China. A empresa foi multada pelo governo em US$ 1,3 bilhão. Antes disso, segundo reportagem do The New York Times, uma investigação descobriu que a Sinovac cometeu crimes de corrupção com o governo chinês por mais de 10 anos. Crédito: AFP

A empresa chinesa Sinovac – queridinha do governador de São Paulo João Doria -, desenvolvedora da vacina para Covid-19 que será produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan – por sua vez, queridinho da Sinovac -, envolveu-se em casos de suborno ao governo chinês. A informação foi revelada nesta sexta-feira, 04, em reportagem do jornal americano Washington Post.

A publicação, baseada em registros de tribunais chineses, informa que o CEO da empresa, Yin Weidong, confirmou ter repassado mais de US$ 83 mil em propina a um funcionário da agência reguladora da China, Yin Hongzhang, e também a sua esposa, entre 2002 e 2011. O caso foi julgado em 2016.

Hongzhang foi condenado e preso em 2017, mas fez acordo com a Justiça chinesa e permaneceu em liberdade. O CEO continua no comando da Sinovac. Em resposta ao Washington Post, a companhia reconheceu o ocorrido e afirmou ter conduzido auditorias internas e implementado um programa de combate à corrupção nos últimos anos.

Fonte: Edilson Salgueiro Júnior/Revista Oeste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s