O Departamento de Justiça dos EUA anunciou em 20 de novembro que entrou com uma ação contra a gigante Google por ter se engajado em conduta anticompetitiva para preservar monopólios em pesquisa e publicidade em pesquisa. Agora, dezenas de estados norte-americanos processarão o Facebook. Crédito: Global Village Space

Um grupo de estados americanos liderado por Nova York está investigando o Facebook por possíveis violações antitruste (monopólio) e planeja abrir um processo contra a gigante das mídias sociais na próxima semana, disseram quatro fontes familiarizadas com o assunto na quarta-feira (2) para a agência Reuters.

Mais de 40 estados planejam entrar no processo, disse a fonte da agência de notícias, sem identificá-los.

A ação seria o segundo grande processo movido contra uma Big Tech neste ano. O Departamento de Justiça processou o Google em outubro.

Google é acusado formalmente por concorrência desleal pelo governo americano

O Departamento de Justiça dos EUA anunciou em 20 de novembro que entrou com uma ação antitruste contra a gigante Google por ter se engajado em conduta anticompetitiva para preservar monopólios em pesquisa e publicidade em pesquisa.

A ação foi protocolada em uma corte federal em Washington D.C. e será conhecida como “ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA et al v. GOOGLE LLC”. A ação é a mais agressiva do Departamento de Justiça contra uma gigante da tecnologia em décadas.

Também se juntarão à ação do governo dos EUA, 11 estados, incluindo Arkansas, Flórida, Geórgia, Indiana, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Missouri, Montana, Carolina do Sul e Texas, de acordo com registros públicos do tribunal.

A ação alega que o Google está mantendo seu status de dominador da internet por meio de uma rede ilegal de acordos comerciais exclusivos e interligados que excluem concorrentes. O governo alegará que o Google usa bilhões de dólares arrecadados de anúncios em sua plataforma para pagar fabricantes de telefones celulares, operadoras e navegadores, como o Safari da Apple para manter o Google como seu mecanismo de busca padrão predefinido.

Fonte: Guilherme L. Campos/Direto da América

Leia também:

Grupo financiado por Zuckerberg tem ligação com casos judiciais das eleições americanas

Trump e o ultimato nas “Big Techs”

Facebook pode ser obrigado a vender Instagram e WhatsApp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s