Presidente da Turquia ficou furioso e utilizou a mesma narrativa que conhecemos muito bem, da esquerda comunosocialista. Crédito: Divulgação/Charlie Hebdo

A revista de humor Charlie Hebdo gerou uma nova polêmica e problemas de diplomacia. A capa da edição desta quarta-feira (28) apresenta ao leitor uma charge do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sentado de camiseta branca e calcinha, com uma lata de bebida na mão, levantando a hijab [veste islâmica] de uma mulher com véu islâmico, e dizendo “o profeta”. No alto, está escrito: “No privado, ele é muito divertido”.

O presidente reagiu atacando a publicação com palavras como “canalhas” e prometeu que o governo turco “vai tomar todas as medidas legais e diplomáticas necessárias”. Além de Erdogan, as principais autoridades do país condenaram a charge. Segundo eles, trata-se de um “esforço nojento” para “espalhar racismo e ódio cultural”.

“Nossa batalha contra essas medidas rudes, mal-intencionadas e insultuosas continuará até o fim, com razão e com determinação”, disse o diretório de Comunicação do país. O porta-voz do presidente afirmou que as charges e caricaturas não podem ser enquadradas como liberdade de expressão.

Revista satírica Charlie Hebdo publica charge de Recep Tayyip Erdogan e presidente da Turquia reage com furor. Crédito: Divulgação/Charlie Hebdo

A reação turca foi incisiva porque o país vive um momento de tensão com a França depois da decapitação do professor Samuel Paty por um terrorista, após exibir uma caricatura de Maomé publicada pelo Charlie Hebdo em sala de aula. Em 2015, a revista foi alvo de um atentado que deixou 12 mortos. Os muçulmanos consideram caricaturas do profeta Maomé uma blasfêmia.

Saiba mais do caso.

Fonte: iG/Último Segundo

Leia também:

Emmanuel Macron, França e seus produtos se tornam alvo de fúria em países islâmicos

Falso alerta de bomba assustou região parisiense do Arco do Triunfo e Campo de Marte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s