
Em meio à pandemia do vírus chinês que assola o planeta, o auxílio emergencial, instituído pelo governo federal de Jair Bolsonaro, contribuiu para a queda temporária da pobreza no Brasil. Segundo o estudo “Covid, Classes Econômicas e o Caminho do Meio: Crônica da Crise até Agosto de 2020“, divulgado no dia 09 de outubro pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 15 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza até agosto de 2020, uma queda de 23,7%. A comparação é feita com os dados fechados de 2019.
De acordo com a definição usada pela FGV, a pobreza é caracterizada pela renda domiciliar per capita de até meio salário mínimo.
Segundo o coordenador da pesquisa, Marcelo Neri, apesar do país ainda registrar uma grande quantidade de pessoas em nível de pobreza após esta queda, este é o nível mais baixo de toda a série estatística. “De maneira geral, a gente observou um boom social inédito, mesmo comparando com períodos pós-estabilização, que foram períodos de boom social. Em toda a série estatística a pobreza nunca esteve num nível tão baixo. A queda foi realmente inédita, de acordo com as séries estatísticas”, afirmou o especialista.
A redução de pobreza chegou a 30,4% na Região Nordeste e a 27,5% no Norte do país. No Sul, a redução foi de 13,9%; no Sudeste de 14,2% e no Centro-Oeste a queda na pobreza chegou a 21,7%. Segundo a FGV Social, essas regiões têm maiores parcelas do público-alvo do Auxílio Emergencial. “O Brasil, nos nove meses do auxílio emergencial, até o final do ano, pretende gastar R$ 322 bilhões, cerca de nove meses são nove anos de Bolsa Família, uma injeção de recursos bastante substantivo”, destaca o pesquisador. As informações são da Agência Brasil.
Vale lembrar também que, segundo outra pesquisa divulgada em julho, a faixa da população que vive em extrema pobreza é a menor em 40 anos aqui no Brasil. Tudo isso em plena pandemia do vírus chinês, contrariando as estimativas mundiais – principalmente da famigerada e desnorteada Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: Jornal Vera Cruz